-
Arquitetos: Arquitectos Matos
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lugar está localizado nos arredores de Santa Maria da Feira, rodeado por uma paisagem difusa e mutável.
O conceito do projeto vem da interpretação conjugada do programa funcional de uma casa unifamiliar com as premissas específicas dos clientes, a partir do estudo das características do lote e seus arredores e as condições morfológicas.
A casa está organizada em um único piso em torno de um pátio central, de frente para Sul e Oeste, protegido da rua no lado Norte.
No formato de um "L", que está dividido em duas partes - um volume longitudinal organizando as áreas de serviço e a zona de lazer, enquanto que os quartos estão localizados no volume menor, transversal ao lote. Um volume adicional, uma sala de armazenamento colocada no limite do terreno, define com precisão o pátio central.
O acesso à casa é feito a partir do lado leste, por uma rampa que serve como uma transição entre o nível da rua e as entradas, principal e de serviço.
No cruzamento dos dois volumes do L, um vazio anuncia a entrada principal, que para dentro, através de sua transparência, revela o pátio central e leva a diferentes áreas da casa.
Os espaços interiores estão diretamente associados ao pátio, embora protegidos pela varanda, que unifica externamente as diferentes áreas da casa enquanto intensifica as experiências diárias da família.
A sala é um espaço amplo, onde as áreas de jantar e estar são comumente organizadas, espacialmente se estende ao exterior através da luz natural.
O volume, simples e compacto, é revestido por uma fachada ventilada opaca feita de painéis de concreto pré-fabricados preto texturizado sobre suas superfícies públicas, enquanto suas paredes interiores, de frente para o pátio privado, são totalmente abertas através de sua transparência.
O cenário do pátio e jardim de fundo é formado pela "parede da memória", construída a partir de pedras da demolição pré existentes.